A metodologia é pautada através de reflexão da realidade oportunizando ao aluno a sua auto-organização que possibilite a construção da sua autonomia através do autoconhecimento, (re)leitura de mundo, ressignificando sua vida e do meio em que vive, em aulas dialógicas, de produção e interação com o grupo.
O trabalho do COLÉGIO DIVINO MESTRE é fundamentado na metodologia sociointeracionista, que busca as experiências do estudante e apresenta o novo conteúdo, valorizando o papel do adulto norteador (mediador do processo ensino-aprendizagem), ou seja, o professor.
Estimulamos também o crescimento espiritual da comunidade, em particular do alunado, visando o atendimento cristão. Difundimos o respeito, a ética e o compromisso social, utilizando-os como a base para a construção de uma sociedade melhor.
Acreditamos em uma educação que democratize o conhecimento e seja fundamentada em valores como: solidariedade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças, como condição social do conhecimento. Como norteadores do nosso fazer-pedagógico, temos os seguintes pensadores e suas principais contribuições:
Os educadores buscam construir seus planejamentos em consonância com a Proposta Pedagógica da Escola de uma forma interdisciplinar.
Em 1987, atuando em diversos colégios o diretor fundador, professor Marcial Oliveira Pontes Filho, insatisfeito com o nível de aprendizagem, iniciou uma pesquisa a fim de formatar uma metodologia na qual fossem contempladas algumas deficiências identificadas, tais como memória de longo-prazo, educação de valores (incluindo a educação socioemocional) e vivência na prática do conhecimento adquirido na teoria.
Daí nasceu o Colégio Divino Mestre, onde a competição foi substituída por uma ação colaborativa entre os educandos e toda a comunidade escolar. Nesse contexto, foi implementada a avaliação subjetiva, em que o aluno desenvolve os conhecimentos construídos e identifica suas dificuldades de uma forma dialógica.
O Colégio Divino Mestre tem toda filosofia e missão pautadas em preceitos cristãos, não descartando as boas práticas do ensino tradicional e agregando os dispostos nas teorias dos pensadores Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Freinet e Wallon.
O Colégio Divino Mestre acredita em um ensino que agrega conhecimento científico à vida cotidiana, bem como a educação socioemocional, que hoje é um dos grandes diferenciais para um profissional de sucesso.
Por acreditar em um processo educacional contínuo, desde a Educação Infantil os estudantes são estimulados a desenvolverem as habilidades e competências que permeiam o ingresso no Ensino Superior, possibilitando a realização dos seus sonhos.
A Educação Infantil está embasada na ideia de que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Neste processo, o professor deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos. Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.
Com o objetivo de fazê-los sentir-se parte de um todo, foi projetado um ambiente adaptado às necessidades das crianças desta faixa etária, a Divinópolis. Nesta cidade, as crianças contam com um cenário lúdico que possibilita a interação com o mundo real. Integram este ambiente, a casinha da vovó, cineminha, casa da árvore, túnel, cachoeira e muito mais.
No Colégio Divino Mestre todos os espaços se tornam salas de aula. Os alunos vivenciam aulas no Pátio de Trânsito, Arena Pedagógica, Planetário, Fazendinha Divina, Cozinha Pedagógica, Praça Mundo e muito mais. Acreditamos que a aprendizagem significativa também acontece no ambiente não formal.
A organização do Ensino Fundamental divide-se, na prática, em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (Fundamental I) é desenvolvido, usualmente, em classes com um ou dois professores polivalentes e, no caso do 5º Ano, já com professores especialistas. O segundo ciclo corresponde aos anos finais (Fundamental II) no qual o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe docente de especialistas em diferentes disciplinas.
Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
Nos anos finais, os estudantes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no Ensino Médio. Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças, em que jovens começam a buscar sua autonomia.
O Ensino Fundamental de 09 anos tem como principal característica a formação de um cidadão consciente do seu papel como agente transformador na sociedade.
No Ensino Médio os alunos possuem uma grade curricular completa que contempla os conhecimentos necessários para ingressarem nas melhores universidades. Além do trabalho realizado em sala de aula com uma equipe de excelência, os nossos estudantes são preparados para enfrentar os desafios da vida.
O nosso principal objetivo é formar cidadãos felizes e realizados. Contamos também com projetos específicos voltados para uma orientação profissional, quando trazemos profissionais de diversas áreas para rodas de conversas e troca de experiências. Nesse período, também proporcionamos roteiros pedagógicos, visita às universidades, feiras de profissões, vestibulares simulados, agregando o conhecimento às experiências práticas.
Os estudantes divinos são orientados a realizar o seu planejamento individual, através do Horário de Vida. Eles são estimulados a desenvolverem o hábito de estudo diário, o que é evidenciado através do nosso Sistema de Avaliação em Tempo Real – SATR. Disponibilizamos o CEDIM (Centro de Estudo Divino Mestre), espaço para que os alunos possam manter os assuntos em dia, orientados por professores-monitores que estão de plantão diariamente, inclusive com laboratório de Produção Textual.
O Colégio Divino Mestre adota em todos os níveis uma avaliação contínua, diagnóstica, investigativa, participativa, democrática e emancipatória, que leve em consideração o aluno como um todo, suas diferenças individuais e os diferentes saberes.
O processo avaliativo possibilita ainda que o professor identifique dificuldades de aprendizagem e crie mecanismos que permitam ao estudante avançar, possibilitando a reorganização de conteúdo, metodologias de ensino e dos procedimentos avaliativos.